A- A A+

Telefone: (32) 3741 1970 | E-mail: camara@camaracarangola.mg.gov.br

   

Sobre Carangola

Economia e infraestrutura

Na economia, destacam-se o café, o leite, a pecuária, a indústria de laticínios, a construção civil e a prestação de serviços.

Carangola tem estratégica localização, em posição limítrofe do estado de Minas Gerais com o estado do Espírito Santo e do estado de Minas Gerais com o estado do Rio de Janeiro.

A região de Carangola é composta por municípios de infraestrutura e forte crescimento comercial e industrial. As principais rodovias que servem o município são a BR-482, BR-116, MG-111 e MG-265. A cidade possui instituições de ensino superior e profissionalizante, hospitais, jornais, revistas, sites de notícias, emissoras de rádio e Tv.

Na área educacional Carangola conta com várias escolas de 1° e 2°graus estaduais e municipais, conta também com 3 faculdades, Favale, Doctum e Instituto Educar, oferecendo grande variedade de cursos superiores nas áreas das ciências humanas, exatas, biológicas, saúde e também alguns cursos de pós-graduação.

O centro comercial de Carangola conta com diversas lojas, agências bancárias, redes de eletrodomésticos, supermercados, etc. O Calçadão da Rua Pedro de Oliveira, já inaugurado trouxe muito mais conforto e segurança aos milhares de visitantes que circulam pelo maior centro da região.

 

Localização

Situada na encosta do Planalto Atlântico, Carangola está a leste do estado de Minas Gerais, pertencendo a mesorregião da Zona da Mata.

A posição geográfica de Carangola polariza a atenção de diversos municípios, dada a sua excelente estrutura de prestação de serviços, um significativo comércio e um latente processo de industrialização, recebendo influência de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Juiz de Fora.

O município de Carangola está constituído atualmente pela sede e pelos distritos de Alvorada, Lacerdina e Ponte Alta de Minas. Carangola é circundada pelos municípios de Divino e Espera Feliz, ao norte; Caiana,Espera Feliz e Faria Lemos, a leste; Fervedouro e São Francisco do Gloria, a oeste, Pedra Dourada e Faria Lemos, ao sul.

 

Saúde

O município possui dois hospitais, uma policlínica municipal, pronto-socorro regional, diversas clínicas, consultórios médicos diversificados e vários postos de saúde. No município são realizados vários procedimentos cirúrgicos, com destaque para cirurgias bariátricas e de transplante de córneas.

Os dois hospitais são importantes centros de atração de pessoas que habitam os municípios de MG, ES e RJ.

  • Casa de Caridade de Carangola.
  • Hospital Evangélico de Carangola.

O Hospital Casa de Caridade de Carangola é referência no estado por isso foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como "Hospital Estratégico". Atende 38 municípios do estado de Minas gerais, 6 do Espírito santo e 3 do Rio de Janeiro, uma população estimada em mais de 550 mil habitantes.

 

 

Educação

Conta com: educação fundamental, do ensino médio e do ensino superior.

Ensino Fundamental e Médio

A rede pública de educação fundamental e ensino médio é servida por escolas da rede estadual e da rede municipal com bom nível de ensino. Na rede estadual de ensino fundamental e médio, o município possui uma das maiores escolas da Zona da Mata, a Escola Estadual Emília Esteves Marques, que possui um número de mais de 2.000 (dois mil) alunos matriculados, e é reconhecida como escola referência pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.

Ensino Superior

O ensino superior é suprido pela:

Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG
  • Faculdades Vale do Carangola - FAVALE;
  • Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola - FAFILE;
  • Faculdade de Ciências Gerenciais,Faculdade de Ciências Exatas de Carangola – FACEX;
  • Faculdades Doctum de Carangola.
  • Instituto Educar

 

Fonte: WIKIPÉDIA